O esquadro é uma das réguas mais importantes na modelagem, mas… por quê?


 

É uma régua muito usada no processo da modelagem plana de vestuário. Os nossos modelos de esquadro grande, de 50cm (6050 e 4550), são excelentes nessa tarefa, pois além de grandes possuem o mais importante, o ângulo de 90 graus! E como usa? Para um bom resultado, coloca-se um dos lados do esquadro em uma reta. Fazendo assim com que ele fique em um ângulo de 90 graus. O esquadro deve estar alinhado na reta para o resultado esperado. Não pode estar desalinhado, pois ele irá traçar um perpendicular torta e se isso ocorrer seu molde já nascerá com problema.

O uso correto será fácil com o treino. Um bom exercício é treinar fazer uma reta e colocar o esquadro em cima dessa reta, tentando obter uma reta perpendicular à anterior formando 90 graus. Treine em folhas em branco, cartolina ou papel kraft assim você terá facilidade e precisão do seu traço. Quanto mais preciso, mais correta e alinhada a base de sua modelagem sairá!

Como já sabemos o esquadro é usado mais frequentemente na modelagem para obter-se um ângulo de 90 graus. Pode-se tê-lo com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º (referência 4550 por exemplo) – que também permite a marcação do viés – e  com o formato de um triângulo retângulo escaleno de 30º-60º-90º (referência 6050).

Link para esquadro 60 graus 50cm (grande)

Link para esquadro 45 graus 50cm (grande): 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual Curva de Corte e Costura com Cava Marlene Mukai - Ref. 1006

Réguas e a Responsabilidade Socioambiental

Cuidados com as Réguas